segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O que é ser Assistente Social numa UCIP
O papel de Assistente Social é colaborar, informar e ser o elo de ligação entre a UCIP e a área do domicilio da criança utilizando os recursos da comunidade.
Na UCIP tenho, ao longo deste período de existência, notado nas famílias a falta de informação a nível de recursos e subsídios que englobam a doença crónica. Dos poucos recursos existentes estas têm sido informadas sobre os seus direitos e deveres ajudando-as a percorrer uma caminhada tão difícil para elas, como é a doença crónica. É meu dever apoiar estas famílias a nível das várias lacunas que elas sentem e dos recursos na comunidade existentes. Mas o papel da Assistente Social é mais amplo, é participar na humanização dos cuidados englobando a família na totalidade, por vezes é ser uma mão amiga nos momentos mais difíceis. Como profissional do Kastelo diariamente sou confrontada com situações difíceis para as quais estou disponível para ajudar na sua resolução. É no terreno que eu consigo identificar os problemas e não numa sala fechada com os pais. Na comunicação não pode haver barreiras nem obstáculos para que estas famílias comuniquem comigo. A comunicação é muito importante para se estabelecer uma relação de confiança. O sofrimento impede a procura de recursos na comunidade, necessitando de um profissional que colabore na identificação dos mesmos e resolução de problemas. É um desafio diário trabalhar com crianças e suas famílias procurando ajudas para satisfazer as suas necessidades.
Podemos fazer mais, muito mais, podemos ser mais humanos e aceitar a realidade lutando pela mudança. Sim há muito a mudar, há que mudar consciências, mentalidades, há que abrir horizontes. Há que lutar sem nunca baixar os braços.
 
O meu agradecimento a todas as famílias cujos filhos têm doença crónica por me ensinarem o valor da vida lutando diariamente por ela.
 
Tânia Magalhães
 
Resultado de imagem para imagens de paisagens

Sem comentários:

Enviar um comentário