sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


                                                      SER ENFERMEIRO NA UCIP
 
Para que sejam prestados cuidados paliativos é imprescindível ter por base quatro pilares: controlo sintomático, pois é indispensável saber reconhecer, avaliar e tratar adequadamente os múltiplos sintomas que surgem e que têm repercussões directamente sobre o bem-estar da criança; comunicação, que tem de ser adequada à criança/família e equipa multidisciplinar, de forma a permitir o estabelecimento de uma relação empática, aberta, honesta e de apoio; apoio à família, a aliança terapêutica entre a equipa e criança/família é a essência dos cuidados paliativos. É necessário avaliar a capacidade da família para a prestação de cuidados, integrá-la na equipa, acompanhando-a e ensinando-a quanto à prestação de cuidados; e trabalho em equipa, que é a única forma de responder integralmente às diferentes necessidades/especificidades de cada criança/família.
Ser enfermeiro(a) no Kastelo é aplicar os pilares dos cuidados paliativos. É ter a honra de alegrar os dias, de confortar os pais/família e as crianças, de cuidar, em toda a sua plenitude, podendo, todos os dias, cuidar do corpo e da alma de quem conhece a doença crónica bem de perto. É prestar cuidados à criança/família, é vivenciar e compartilhar terapeuticamente momentos de amor e compaixão.
No Kastelo, as crianças e as suas famílias são o nosso foco principal. Tudo fazemos para facilitar e dar vida aos seus dias minimizando, tanto quanto possível, todas as contrariedades que apareçam. Confortar e promover esperança é o nosso objectivo, com as nossas palavras, com os nossos cuidados diários, com os nossos sorrisos e as nossas expressões. Temos a oportunidade de cuidar com humor porque na prática trabalhamos a “brincar”. Todas as crianças têm o direito de brincar, sendo a brincadeira mais ou menos limitada, mas nunca deixando de ser feliz e alegre. Que gratificante é ver estas crianças a SORRIR! Na UCIP os enfermeiros fazem corridas com os meninos nas cadeiras de rodas, cantam, dançam, tornam os simples cuidados de higiene num momento alegre e descontraído, sorriem muito e a carinhoterapia enche os nossos turnos. Diferentes das outras, mas tão ou mais felizes. Assim são as crianças do Kastelo.
Assim são os enfermeiros(as) do Kastelo, iguais a todos os outros enfermeiros(as), mas tão diferentes na sua prestação/abordagem de cuidados.
Enfermeira Carina e Tatiana- KASTELO
 

Sem comentários:

Enviar um comentário